top of page
  • Foto do escritorPr. Davi Merkh

Com Cristo no Volante...


A minha fé manifesta-se, mais vezes que gostaria de admitir, no trânsito. A autenticidade da minha vida cristã se vê atrás do insulfilme.

Nos momentos em que somos provocados por “barbeiros” e tentados a defender nosso direito de chegar cinco segundos mais cedo no próximo semáforo, o justo viverá pela sua fé!

Mudar meus hábitos de pilotagem tem sido um projeto pessoal nos últimos anos. Como professor, sempre achei que era minha responsabilidade ensinar uma lição aos motoristas ruins na autoescola da vida. Mas, pela graça de Deus, tenho progredido – um pouco. Mas ainda há uma boa estrada para eu andar. Literalmente.

Acho graça assistir alguns outros motoristas, talvez irmãos em Cristo, que publicamente proclamam sua crença em Cristo através de adesivos de carro, mas cujos hábitos no volante colocam em dúvida sua profissão de fé:

  • “Buzine se você ama a Jesus!”

  • “Esse carro ficará desocupado em caso de arrebatamento!”

  • “Carro rastreado pelo Espírito Santo!”

Se somos o que somos quando ninguém nos vê (ou nos reconhece por trás do insulfilme); se revelamos nosso verdadeiro caráter no escuro e no anonimato, então quem somos, de fato? Assim como no lar, o trânsito tende a ser um lugar onde tiramos as máscaras e somos quem realmente somos.

É hora dos motoristas cristãos se converterem, assim como os para-choques de seus carros! E para aqueles que são chamados como líderes e exemplos para o rebanho do Senhor, é imprescindível que nossos hábitos no trânsito reflitam um coração transformado por Jesus:

É necessário, portanto, que o bispo [pastor/presbítero] seja irrepreensível...

temperante, sóbrio, modesto...

não violento, porém cordato, inimigo de contendas (1 Tm 3.2,3).

Torna-te padrão dos fiéis, na palavra,

no procedimento, no amor, na fé, na pureza (1 Tm 4.12).

Ora, é necessário que o servo do Senhor não viva a contender,

e sim deve ser brando para com todos...paciente (2 Tm 2.24).

Mas, como mudar esse quadro? Como mudar velhos hábitos de ira e impaciência nos engarrafamentos e diante de pessoas que ultrapassam quilómetros de carros parados pelo acostamento, sem dar o mínimo para os motoristas colegas parados do lado?

Mudança bíblica acontece quando vejo a carência do meu coração e corro até a cruz de Cristo para obter misericórdia e graça em tempo oportuno (Hb 4.12, 16). É um processo em que identifico minha profunda necessidade da vida de Jesus em mim (Gl 2.20) e, em arrependimento e fé, abraço o perdão que recebi na cruz de Cristo e a nova vida dEle como minha vida. Renovo a minha mente, para não ser conformado ao egoísmo que norteia as leis de sobrevivência selvagem nas estradas, mas transformado pelo outrocentrismo que é a vida de Cristo em mim (Rm 12.1,2; Mc 10.45; Fp 2.1-11).

Essa dependência de Cristo e do Seu Espírito, momento após momento, nos transforma aos poucos à imagem de Cristo (2 Co 3.18). Atitudes e ações diárias são levadas cativas à obediência de Cristo e Sua vida manifesta-se em nós.

Quando tentados a dar uma cortada no sujeito que quase nos tirou da rodovia; quando queremos falar aquelas palavras escolhidas para o motoqueiro que tentou arrancar nosso espelho no engarrafamento; quando aquela mulher no carro da frente continua falando no celular quando o semáforo já mudou de cor; quando o caminhão na nossa frente só anda 5 km por hora na longa subida, sem possibilidade de ultrapassagem; nesses momentos carecemos da graça (e da paciência) de Jesus!

Graças a Deus, pela obra de Cristo na cruz Ele já nos vê como motoristas perfeitos, vestidos na justiça de Cristo (2 Co 5.21). E um dia todos nós que conhecemos a Cristo chegaremos ao final desse processo, com a imagem de Cristo eternamente impressa em nós:

Estou plenamente certo de que Aquele que começou boa obra em vós

há de completá-la até ao dia de Cristo Jesus (Fp 1.6)

Sabemos que, quando Ele se manifestar,

seremos semelhantes a Ele, porque havemos de vê-lo como Ele é . . .

(1 Jo 3.2,3)

Naquele dia vamos dirigir nossas carruagens celestiais como Jesus. Mas hoje, Deus quer que cooperemos com Seu Espírito e Sua Palavra para que cada dia que passa nos tornemos mais parecidos com Seu Filho em atitudes, ações e pensamentos - NO TRÂNSITO!

Antes de por um peixe ou adesivo “cristão” no seu carro, veja se os hábitos do velho homem não devem ser crucificados pelo poder da ressurreição de Jesus. Antes de buzinar se você ama a Jesus, que tal dirigir como Ele?

65 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
LOGO PNG.png
bottom of page