• Pr. Davi Merkh

Ser ou Fazer? Eis a Questão!


O que é mais importante - ser, ou fazer?

Todas as religiões do mundo ensinam que o homem precisa FAZER alguma coisa para SER aceito por seu deus (“religião” vem do latim religare, ou seja, “re-ligar-se” a Deus). Mas o verdadeiro cristianismo não é uma religião. O homem não consegue “re-ligar-se” a Deus. É Deus quem toma a iniciativa, derramando Sua graça sobre o homem, que responde pela fé em Cristo (Ef 2.8,9). A fé cristã é a única em que o SER vem antes do FAZER.

Mesmo na igreja evangélica, onde pregamos salvação pela graça, às vezes ensinamos santificação pelas obras, e não em dependência e como resposta à graça de Deus. O livro de Gálatas condena essa atitude, que é vista:

-em igrejas que pregam prosperidade e saúde dependendo da medida da sua “fé” (e o tamanho da sua oferta);

-em igrejas legalistas, que ensinam que existem duas (ou mais) classes de cristãos, dependendo das regras que são guardadas ou não;

-em igrejas que exigem (e, às vezes, fabricam) experiências para demonstrar que alguém atingiu um patamar de espiritualidade maior que os outros;

-em igrejas onde o FAZER toma precedência sobre o SER, a culpa sobre a graça, o medo sobre a gratidão, a aparência sobre a realidade, a atividade sobre o caráter, as máscaras sobre a transparência, a ira sobre o amor, o temor aos homens sobre o temor do Senhor.

Reconheço em mim mesmo uma tendência forte de ser um FAZER HUMANO antes de um SER HUMANO - de trabalhar para Deus PARA QUE eu possa receber algo mais, não PORQUE eu já recebi “graça sobre graça” (Jo 1.16).

Que Deus nos livre de religião humana. Que Deus nos motive em nós uma santidade baseada na Sua infinita graça já derramada sobre nós na cruz e na ressurreição de Cristo. O FAZER para o cristão sempre segue o SER. Que sejamos SERES HUMANOS antes de FAZERES HUMANOS.

15 visualizações
LOGO PNG.png
  • Ícone branco do Facebook
  • Ícone branco do Twitter
  • Ícone branco do Instagram

Contate-nos

Endereço

© 2020 por Palavra e Família.

Site desenvolvido por Griza.

Alameda  Ametista 191

Atibaia, SP 12949-133 AmetistaAl