top of page
  • Foto do escritorPr. Davi Merkh

A Igreja, Família de Deus

Atualizado: 10 de jun. de 2020


Uma das cenas mais marcantes em nossa igreja é o momento em que pessoas que estão carregando fardos pesados demais veem à frente e logo em seguida são cercadas por irmãos em Cristo, abraçando-as, chorando juntos, comprometendo-se a orar com e por elas. É uma cena que sempre me lembra que a igreja é uma família.

Hoje, existem muitos “modelos” de igreja e “pacotes” ministeriais, a maioria importada da outra América. Alguns desses programas incluem ideias interessantes e até úteis. Mas quando aplicados indiscriminadamente, quando tratados como a “salvação” da igreja, quando implementados como se a igreja fosse uma empresa, quando são promovidos através de técnicas mundanas de “marketing”, temos um grande problema. Perdemos a beleza do modelo familiar da igreja. A igreja não é um “negócio”; a igreja é uma família.

O Apóstolo Paulo deixa isso muito claro em sua primeira carta ao jovem pastor Timóteo:

Escrevo-te estas coisas…para que, se eu tardar, fiques ciente de como se deve proceder NA CASA DE DEUS, que é a igreja do Deus vivo, coluna e baluarte da verdade (1 Tm 3.15,16)

Existem muitas metáforas na Bíblia para descrever a igreja: Um prédio (1 Co 3.10-17; Ef 2.19-21; 1 Pe 2.4-7), um corpo (1 Co 12), um campo (1 Co 3.6-9), um aprisco (Jo 10) e um exército (2 Tm 2), entre outras imagens. Cada figura traz implicações importantes para a vida da igreja.

Mas a imagem da igreja que sobressai na Bíblia é da família. Às vezes, essa metáfora passa despercebida por ser tão comum. Deus é nosso Pai (Ef 3.14,15); a igreja e a “casa” de Deus (figura que significa “família” em 1 Tm 3.15,16); nós somos a Noiva de Cristo (Ef 5.22-33) e outros cristãos são nossos irmãos: Não repreendas ao homem idoso, antes exorta-o como a pai; aos moços, como a irmãos; às mulheres idosas, como a mães, às moças, como a irmãs, com toda a pureza (1 Tm 5.1,2).

Não é por acaso que Deus usa a família como o principal campo de treinamento para a liderança da igreja. O líder espiritual da igreja deve ser homem de uma só mulher... que governe bem a sua própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo respeito (POIS SE ALGUÉM NÃO SABE GOVERNAR A PRÓPRIA CASA, COMO CUIDARÁ DA IGREJA DE DEUS?) (1 Tm 3.4,5).

Infelizmente, algumas pessoas nunca tiveram a experiência de participar de uma igreja-família: um lugar onde as pessoas são acolhidas, conhecidas, amadas, instruídas, confrontadas, disciplinadas, cuidadas e perdoadas. Assim como não existem famílias perfeitas, também não existem igrejas sem suas falhas. Mas o modelo de família nos oferece uma ideia de como deve ser a igreja local.

Quando “marketing” rege a igreja, quando pacotes e “fórmulas de sucesso” para crescimento de igrejas ditam nossos “programas”, pessoas tendem a ser “descartáveis”. Disciplina quase não existe. Ensino sério e treinamento para as reais necessidades da vida viram mensagens voltadas para auto-ajuda, auto-estima e “necessidades sentidas”. O povo se torna espiritualmente raquítico.

Será que eu e você tratamos a nossa igreja local como nossa família? Sentimos saudades quando precisamos nos ausentar das suas reuniões por um período? Ou “marcamos pontos com Deus e com o pastor” pela nossa presença? Amamos nossos irmãos de fato? Apoiamos os ministérios da igreja como atividades da NOSSA família? Acolhemos pessoas novas como receberíamos visitas em casa? Praticamos disciplina bíblica com seriedade e amor, como disciplinamos nossos filhos (se é que disciplinamos nossos filhos!)? Fazemos sacrifícios em nome do amor pelos irmãos necessitados da família da fé (Gl 6.10), assim como faríamos para nossos próprios familiares?

A igreja é uma família! A igreja é a família de Deus!

88 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
LOGO PNG.png
bottom of page