Dúvidas Salvação

Boa noite pastor,

Não poderia deixar de lhe dizer que um texto seu falou comigo, Salvo, ou não?  

Confesso que veio de encontro com o que eu estou passando, e gostaria de mais algumas orientações. Estou estudando teologia …e ultimamente nao tenho tido forças pra ler, orar e comecei a ter medo de me desviar. fico pensando se relamente sou crente, se um dia eu relamente aceitei Jesus sabe....!!!??

Bem fico por aqui e espero que possa me ajudar, principamente em conselhos e orações, pois sei que só assim serei liberto.

Fique na paz de Deus,

abraços

 

Amigo:

Fico triste que você tem que passar por esse período de dúvidas, mas também sei que dúvidas podem fortalecer nossa fé.  Fé, afinal, implica em crer no invisível.  Praticamente exige períodos de questionamento.  Mas assim como o crescimento de uma árvore, há períodos de rápido crescimento seguidos por períodos de solidificação (representados pelos anéis vistos no tronco cortado).  Aqueles períodos acompanham a seca, ou frio, e são absolutamente necessários para garantir a establidade da árvore.  Nossa fé é assim também.  Períodos de rápido crescimento seguidos por tempos de seca, em que temos que nos agarrar na mão invisível de Deus e simplesmente CRER, mesmo contra a nossa vontade, contra as nossas emoções (Hb 11.1,6).  Creio que Deus é mais glorificado em nós quando escolhemos nos agarrar nEle nestes momentos de dúvida, frieza, etc., do que na euforia da “montanha”. 

A chave em tudo isso é o fato de que a nossa salvação não depende de nós.  Nós nos pertubamos com pensamentos como "Será que fiz certo? Será que entendi bem? Será que falei as palavras certas?  Será que fui sincero?" Mas assim fazendo, diminuimos a graça de Deus, e confundimos fé e obras.  Claro, existe o conteúdo essencial do Evangelho: Sou pecado miserável, distante de Deus.  Jesus Cristo, Deus-homem, viveu sem pecado, morreu na cruz como pagamento da minha dívida, e ressuscitou ao terceiro dia como prova de que TODOS os nossos pecados foram perdoados.  Pela fé confio nesta obra de Cristo, arrependendo-me do pecado e lançando TODO o meu destino eterno sobre Ele.   

 A fé salvadora envolve 3 elementos: 1) Conhecer os fatos do Evangelho  2) Afirmar os fato  do Evangelho e 3) CONFIAR NOS FATOS DO EVANGELHO PARA MINHA VIDA. 

As dúvidas servem simplesmente para reafirmar nossa fé.  O importante não é se um dia eu atendi um apelo ou levantei a mão ou fiz uma oração, mas se hoje eu estou confiando em Cristo e somente Cristo para minha eterna salvação.  A fé verdadeira persevera nesta confiança, e gosto muito da figura de alguém "lançando-se" sobre um abismo na confiança de que Cristo o salvará.  Tudo isso é graça de Deus.  Quando começamos a focalizar demais em NÓS, perdemos o foco em Cristo.  A minha salvação não depende do quanto eu entendia, do quanto eu era sincero, etc., mas, sim, o quanto Jesus sabia, e o quanto ele era sincero.  Minha parte é lançar-me sobre Ele.  A Bíblia diz que este simples fato—o exercício de confiança que nem uma criança--é suficiente para nossa eterna salvação (Jo 3.16; Ef 2.8,9; Jo 1.12; At 16.31).

Minha oraçãoé que Deus console seu coração, e que você encontre a paz que deseja, mesmo neste período de seca.

Um abraço,

Pr. Davi Merkh