50- Lições do Campo de Batalha (Maio 2004)

LIÇÕES DO CAMPO DE BATALHA

Suspirou Davi e disse: quem me dera beber água do poço que está  junto à porta de Belém.  2 Samuel 23.15

O TEXTO acima faz parte do seguinte episódio da vida de Davi: os filisteus haviam cercado a cidade de Belém. Davi, com seu exército, estava acuado em seu próprio território. Nessa hora difícil Davi suspirou e revelou seu desejo de beber água da fonte que ficava junto à porta de Belém. Seus soldados Josebe, Eleazar e Samá aventuraram-se pelo território inimigo e voltaram com a preciosa água da fonte de Belém e ofereceram-na a Davi. Comovido pela lealdade de seus soldados Davi recusou beber a água e a derramou como oferta a Deus.

Destaco duas lições que nos poderão ajudar em nossas batalhas:

1. NA GRANDE BATALHA QUE É A VIDA DESCUBRA A FORÇA DA TERNURA

Em nossos relacionamentos, na família, no trabalho e na igreja, precisamos redescobrir a força dos gestos que nascem do coração, dos gestos encharcados de ternura. Para isso é preciso saber ouvir suspiros, compreender desabafos. Mas como ouvir suspiros quando já não escutamos nem os clamores? Penso que a grande bravura para o nosso tempo é amar! O grande gesto de ousadia e suspiros pela água da fonte de Belém!

2. NA GRANDE BATALHA QUE É A VIDA TENHA MAIS SEDE DE DEUS DO QUE DO QUE AQUILO QUE DEUS PODE LHE DAR

Davi poderia ter recebido a água como evidência de seu domínio sobre seus soldados. Poderia tê-la recebido como evidência de sua realeza, mas preferiu derramá-la como sacrifício a Deus. Sua sede de Deus era maior que a sede de poder, de domínio, de riqueza ou de fama. Enquanto tivermos sede de Deus não teremos sede por dominar as pessoas e nem de ter o que Deus não preparou para nós. Por outro lado, se houver em nós a sede pelo poder e pelo ter, não haverá espaço para Deus e, principalmente, não haverá espaço para demonstrarmos consideração por aqueles que estão ao nosso lado.

Nas batalhas que você enfrentará, a estratégia será importante, os companheiros serão importantes, mas Deus será sempre fundamental.

Portanto, busque a Deus com sede, como Davi buscava: ”Ó Deus, a minha alma tem sede de ti; meu corpo te almeja, como terra árida, exausta, sem água.” Salmo 63.1.

Pr.Silas Arbolato da Cunha

Maio/2004.