23 - A Igreja, Família de Deus

A Igreja, Família de Deus

1 Tm 3.15,16 

Nestes últimos anos Deus tem impressionado no meu coração o fato de que a melhor maneira de descrever a igreja é como FAMÍLIA.  Claro que existem outras metáforas ou alusões interessantes e bíblicas.  Mas a imagem da igreja que sobressai no NT é da família.   

1 Tm 3.15,16 identifica a igreja como sendo a “casa de Deus”.  Nesta casa, Deus é nosso Pai (Ef 3.14,15).  Nós somos a Noiva de Cristo (Ef 5.22-33).  Somos irmãos em Cristo.  Tratamos uns aos outros como membros da mesma família: Não repreendas ao homem idoso, antes exorta-o como a pai; aos moços, como a irmãos; às mulheres idosas, como a mães, às moças, como a irmãs, com toda a pureza (1 Tm 5.1,2). 

Será que eu e você tratamos a nossa igreja local como nossa família?  Sentimos saudades quando precisamos nos ausentar das suas reuniões por um período?  Amamos nossos irmãos de fato?  Apoiamos os ministérios da igreja como atividades da NOSSA família?  Acolhemos pessoas novas como receberíamos visitas em casa? Fazemos sacrifícios em nome do amor pelos irmãos necessitados da família da fé (Gl 6.10), assim como faríamos para nossos próprios familiares? 

A igreja como família de Deus nos dá esperança num mundo frio e hostil.